• Lua crescente: dia 04, às 10h51min
  • Lua cheia: dia 12, às 13h55min
  • Lua minguante: dia 20, às 08h58min
  • Lua nova: dia 27, às 00h02min
  • A fase inicial de maio começa com Lua crescente. Depois, a para a Lua cheia. Em seguida, é a vez da Lua minguante. Por fim, o mês se encerrará com a Lua em sua nova.

    Como funciona o ciclo lunar?

    A lunação, que também é chamada de ciclo lunar, é o intervalo de tempo entre as luas novas. Pouco variável, ela tem uma duração média de 29,5 dias. Ao longo do período, o satélite a pelas quatro fases: nova, crescente, cheia e minguante. O ciclo de cada fase da Lua dura, aproximadamente, sete dias.

    Qual a próxima fase da Lua?

    A próxima fase da Lua começa em 27/05/2025. Será nova.

    Como são as fases da Lua

    As fases da Lua, cada uma com suas especificidades, são consequência da interação gravitacional entre o satélite, o Sol e a Terra. O satélite tem quatro fases, em que cada uma determina seu nível de visibilidade na Terra: minguante, nova, crescente e cheia.

    Lua Minguante

    Claudio Divizia / stock.adobe.com
    Lua Minguante.

    A Lua apresenta um formato similar aos das letras D e C, que varia de acordo com sua posição, quando observada do Hemisfério Sul da Terra.

    Lua Nova

    Este é o momento em que a Lua está na mesma direção do Sol com relação à posição da Terra. Ou seja, o satélite está no céu durante o dia e, por isso, não pode ser visto do nosso planeta (motivo também pelo qual não há foto).

    Lua Crescente

    Jefferson Botega / Agencia RBS
    Lua Crescente.

    Com a luz do sol iluminando a metade oeste, lembra a letra C quando observada do Hemisfério Sul, enquanto no Hemisfério Norte é parecida com a letra D.

    Lua Cheia

    Marco Favero / Agencia RBS
    Lua Cheia.

    Esta é a fase mais luminosa da Lua, em que ela é mais visível na Terra. O satélite está na direção oposta do Sol, por isso reflete a luz em toda sua superfície.

    Qual a distância da Lua para a Terra?

    A distância da Lua para a Terra é de 399.877,13 km.

    A Lua do Hemisfério Sul é "diferente" da Lua do Hemisfério Norte?

    A Lua, claro, é a mesma. No entanto, a aparência do satélite muda conforme a posição do observador na Terra. No Hemisfério Sul, a Lua apresenta-se de forma invertida em relação ao que aprece para o observador do Hemisfério Norte.

    Outra curiosidade é que sempre vemos da Terra a mesma face da Lua. Isso acontece porque o movimento de rotação da Lua ocorre no mesmo período do seu movimento de translação ao redor do nosso planeta.

    GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO