
A 'Meu Resíduo', de Santa Cruz do Sul, foi a grande vencedora da Batalha de Startups da Fiema Brasil. A plataforma faz a gestão dos resíduos desde a geração, coleta, logística reversa até o tratamento e destinação final, além controle de efluentes.
Em segundo lugar, ficou a Bubuyog, uma startup de Garibaldi apelidada de "Tinder do aço" porque conecta empresas desse setor. A ferramenta coloca no mesmo sistema quem quer comprar e quem quer vender sobras de estoque. A terceira colocada é a Urupê, de Caxias do Sul, que destina corretamente resíduos industriais.
A 10ª edição da Fiema terminou nesta quinta-feira (22) e recebeu mais de 8 mil pessoas no Parque de Eventos de Bento Gonçalves ao longo de três dias. O evento, considerado o principal encontro de gestão ambiental da região Sul do país, reuniu 150 marcas expositoras e 70 palestrantes.
Mais de 70 empresas nacionais e internacionais participaram nas rodadas de negócios articuladas pelo Sebrae-RS. O levantamento das projeções de negócios está sendo realizado e deve ser divulgado na semana que vem.
A 11ª edição será realizada nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2027, em Bento Gonçalves.