
Começa nesta terça-feira (20) a 10ª edição da Fiema Brasil, em Bento Gonçalves, e um dos destaques será o sobre certificações e boas práticas para edificações sustentáveis com a presença do CEO da GBC Brasil, Felipe Faria.
A GBC faz parte do Green Building, um movimento internacional hoje presente em 78 países, onde o desafio comum é acelerar a transformação da indústria da construção civil em direção à sustentabilidade, e Faria comentará a iniciativa que avança no Brasil em empreendimentos residenciais e corporativos.
Ele também irá falar sobre o selo concedido pela GBC para edificações que atendem a critérios de sustentabilidade, como o Villa Di Tondo, primeiro empreendimento gaúcho a receber a certificação, o Piazza Verdi, e o Sense, todos da Mon Faro, em Bento Gonçalves. A incorporadora tem ainda o Jardins Dona Isabel em construção e em processo para obtenção do selo.
As certificações são concedidas a edificações que atestam desempenhos acima do que pedem as normas técnicas relacionadas a eficiência energética e hídrica, baixa redução na geração de resíduos, tratamento, desvio de aterros, reuso, reciclagem, conforto, qualidade do ar, qualidade da água.
Além da questão técnica, Faria aponta economia como benefício de prédios certificados.
— Esse prédio vai durar, no mínimo, 50 anos. Apenas 15% é custo de construção, 85% é custo de operação e manutenção. Neste caso, é o incorporador que investiu em práticas ou tecnologias, equipamentos relacionados à eficiência hídrica, eficiência energética para o condomínio. É a incorporadora investindo em eficiência que será absorvida nos custos da operação. Essa possibilidade de reduzir despesas ao longo do ciclo de vida faz muita diferença no bolso de quem adquiriu esses imóveis — exemplifica, acrescentando que no caso de prédios corporativos a economia fica para a própria incorporadora que irá alugar as unidades.
Além disso, Faria aponta o conforto como proposta de valor desses empreendimentos:
— Muitas das práticas que são pedidas na certificação estão relacionadas a conforto térmico, acústico, luminoso, visual, olfativo, biofilia, qualidade do ar. É um universo de itens que ao longo dos anos pode indicar uma qualidade dessa edificação que se relaciona com longevidade e bem-estar.
A programação completa da Fiema está no site da Fiema.