Os servidores municipais de Caxias do Sul rejeitaram nesta terça-feira (20), a nova proposta de reajuste salarial apresentada pela prefeitura. Pela maioria dos votos, a oferta de 1% de ganho real a ser pago na folha de setembro de 2025 e 0,5 % de ganho real a ser pago na folha de abril de 2026, foi recusada.
A proposta da prefeitura também incluía o reajuste de 22% do auxílio-alimentação a ser paga a metade a partir de junho de 2025 e o restante a partir de abril de 2026. Conforme o prefeito Adiló Didomenico, a istração e Caxias do Sul chegou ao limite das possibilidades e corre risco de comprometer as finanças públicas municipais.
Em nota, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv), Silvana Piroli, alegou que a entidade segue aberta para diálogo com a prefeitura. Contudo, com a negativa dos servidores, aumenta a possibilidade da categoria entrar em greve.
— A proposta teve avanços em relação àquela apresentada anteriormente, mas a categoria não aceitou, e a paralisação segue. Com essa decisão, a possibilidade de greve é real e está cada vez mais próxima.
O grupo se reunirá novamente na quarta-feira (21), às 8h. Os servidores municipais de Caxias do Sul estão paralisados desde a última sexta-feira (16) quando o movimento começou.