
Quarta mulher a presidir a Câmara de Caxias na história, a vereadora Marisol Santos (PSDB) agora está na galeria de ex-presidentes. Ela ocupou o cargo ao longo de 2024, e a foto foi descerrada na tarde desta quinta-feira (6), com a presença de vereadores, ex-parlamentares, servidores e representantes de entidades. O prefeito Adiló Didomenico, colega de partido, também compareceu.
Marisol lamentou a ausência de mais mulheres no e celebrou as iniciativas realizadas durante o período à frente do Legislativo, como a ampliação da linguagem de sinais na TV Câmara e melhorias estruturais.
A propósito
Na Câmara de Caxias, a atual legislatura é a que possui a maior quantidade de mulheres até hoje. São sete do total de 23 vereadores, número ainda muito pequeno se comparado ao percentual feminino na população, de 51,6%, conforme o Censo de 2022.
Na chefia do Executivo, elas foram titulares apenas no cargo de vice-prefeita, e apenas três: Marisa Formolo Dalla Vecchia, Justina Onzi e Paula Ioris.
É um número que destoa do quadro de servidores do município, onde 70% são mulheres. Na Secretaria Municipal de Educação (Smed), o percentual é ainda maior, de 86%.