
O 4º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar (4º BPChq), de Caxias do Sul, recebeu três novas viaturas semiblindadas na última sexta (23). De modelo Pajero Sport, elas serão usadas em ações de patrulhamento e de enfrentamento à criminalidade.
As viaturas receberam blindagem parcial nas portas e parte frontal, o que aumenta a proteção em situações de disparos de arma de fogo. Conforme a comunicação do Choque, elas representam um avanço significativo na segurança das equipes e na capacidade de resposta da tropa. Ao mesmo tempo, o 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) recebeu outras onze novas viaturas semiblindadas.
— O recebimento das novas viaturas, sem sombra de dúvidas, aumenta nossa capacidade operativa, em especial operacional no combate à criminalidade, em específico aos crimes de homicídio, tráfico de entorpecentes, apreensão de armas de fogo e de pessoas foragidas do Poder Judiciário — destaca o comandante do 4º Batalhão de Choque, Diego Soccol.
Conforme a comunicação do batalhão, as viaturas foram viabilizadas por meio do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg RS). A iniciativa permite que empresas do Rio Grande do Sul direcionem parte do ICMS devido para investimentos em segurança pública.
Além das três viaturas entregues, está previsto para as próximas semanas o recebimento de mais sete viaturas Hillux semiblindadas. Elas também foram viabilizadas pelo Piseg RS. Conforme a comunicação do Choque, o investimento corresponde a mais de R$ 3 milhões.
Ainda segundo a comunicação, o Batalhão já recebeu mais de R$ 7 milhões em investimentos a partir do Piseg. Desde a criação, em 2019, o Choque teve 16 viaturas adquiridas, armas de fogo longas e curtas, equipamentos de proteção individual (como capacetes e escudos balísticos) e drone com câmera termal, que é utilizado em operações complexas, além de outros equipamentos.
Números em 2025
A comunicação também divulgou os números da unidade alcançados em 2025, reforçando a importância dos investimentos:
- 4.295 pessoas abordadas;
- 185 prisões realizadas;
- 57 armas de fogo;
- 732 kg de drogas retiradas de circulação.
A unidade tem atuação nas regiões da Serra, Litoral Norte, Vales do Taquari e do Caí.