
A obra de implantação da macrodrenagem em um trecho da Avenida Bruno Segalla (Perimetral Sul), no bairro São Leopoldo, em Caxias do Sul, entra na terceira fase a partir desta sexta-feira (23), com novas e impactantes mudanças no trânsito.
Motoristas precisam ficar atentos porque a principal alteração será o bloqueio das pistas sentido leste-oeste. Os condutores que pretendem trafegar pela Perimetral Sul vindos da Avenida São Leopoldo, pela área central, deverão ar à direita as ruas Sapucaia (no semáforo) ou Antônio Berti para transitar pelo bairro e ar a Perimetral.
Quem trafega pela Avenida São Leopoldo vindo da BR-116 terá de ar as ruas Fernando Francisco Kaller, Erna Sirtoli Uez e Antônio Gomes Maciel para chegar à Avenida Bruno Segalla e seguir no sentido bairros São Leopoldo-Kayser. A secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade sinalizou todo o trecho.

Segundo o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), João Uez, o objetivo é finalizar esta etapa até a metade da próxima semana, com trabalhos durante o dia e a noite. A intenção é, também, aproveitar a menor circulação de pessoas diante do feriadão de Nossa Senhora de Caravaggio.
— Só não vai ser trabalhado de noite, se encontrarmos pedra. A gente sabe que na descida encontramos uma boa metragem de rocha pura — diz Uez.
Os trabalhos são executados pela empresa Dalfovo Construtora Ltda, com investimento de R$ 7,4 milhões. A expectativa é de que a intervenção seja totalmente finalizada até setembro, caso não sejam localizadas novas rochas no trecho e o clima colaborar.
Ao todo, o projeto prevê a implantação de 615 metros de tubos com o objetivo de solucionar o problema de alagamentos na Zona Sul da cidade. A nova rede irá beneficiar mais de 30 mil moradores dos bairros São Leopoldo, Centro, Panazzolo, Exposição, Rio Branco, Kayser, Salgado Filho e São Pelegrino.
Liberação
Outro alerta da prefeitura é que a partir das 7h desta sexta-feira, o trecho da Perimetral Sul, entre a Avenida Salgado Filho e a rótula da Avenida São Leopoldo, terá fluxo normal para quem trafega em direção à BR-116.
A liberação desta pista é possível porque nesta semana foi finalizado o trecho de 80 metros de extensão que faltava ser recuperado.