
A vinda de Claudio Tencati ao Juventude pode fazer com que alguns atletas que perderam espaço no time de Fábio Matias recuperem a autoestima e até um lugar entre os titulares.
E o primeiro deles deverá ser o goleiro Gustavo. O jogador perdeu a vaga no time principal para Marcão na partida contra o Atlético-MG, na sétima rodada do Brasileirão. Como o camisa 1 era o titular absoluto na equipe de Tencati no Criciúma, a tendência é de que Gustavo seja novamente o goleiro titular do verdão. Pelo Tigre, com Tencati no comando, Gustavo atuou em 155 partidas entre 2021 e 2024.
Na temporada ada quem também esteve na equipe catarinense com o atual treinador alviverde foi o zagueiro Wilker Ángel. O venezuelano atuou em 23 jogos, sendo 22 deles como titular. Ele só não foi mais utilizado pelas frequentes lesões que marcam sua carreira.
E além dos dois, o lateral-direito Reginaldo também pode ganhar mais espaço. Os dois se conhecem desde os tempo de Londrina (em 2017). Pelo Ju, em sua segunda agem, Reginaldo teve apenas nove jogos nesta temporada. O titular ainda será Ewerthon, mas o jogador pode ganhar uma minutagem maior.
Além do mais, os três vão auxiliar o novo técnico a identificar mais rapidamente o porquê o time caiu tanto de produção nos últimos cinco jogos.
— É importante quando você tem referências dentro do elenco que você já conhece. Você consegue ter uma ação diferente, porque você tem que ter uma leitura geral de ambiente, vestiário, o campo, as ideias, o sentimento deles, que é importante também — avaliou Tencati, que ainda completou:
— Então, a gente terá essa conversa justamente pra ter esse sentimento deles, e as ideias da parte tática, porque quando a gente começa a levar uma ideia, começa a construir uma ideia, os atletas também tem que comprar.