
Uma produção de buchas vegetais surpreendeu até o agricultor que semeia o fruto há mais de 20 anos na Linha 7, no interior de Ijuí, noroeste gaúcho. Acostumado a colher esponjas de 40cm de comprimento, em média, nesse ano o tamanho aumentou mais de três vezes. A colheita começou nesse mês e as buchas retiradas da plantação chegam a 1,3 metro.
O agricultor e professor aposentado, Cezar Antônio Guarienti, justifica o tamanho inusitado das buchas pelo fato de as sementes foram abençoadas por um padre.
— Conheci um padre em Buenos Aires, em viagem que fiz pra Argentina. Ele me deu umas sementes e disse que estavam abençoadas, que havia trazido da Colômbia, em viagem que fez ao redor do mundo — lembrou Guarienti.
Ao todo, seis sementes produziram cerca de 20 buchas vegetais "gigantes". Algumas já foram colhidas e doadas a conhecidos, enquanto outras precisam secar por 10 dias. Só então poderão ser descascadas e utilizadas.
Enquanto isso, vizinhos e amigos visitam a propriedade para conferir se a esponja é, de fato, tão grande quanto Guarienti fala:
— Achamos uma benção. Nunca deu tão bem assim, então a gente se surpreendeu. Os vizinhos vêm ver porque não acreditam ser tão grande assim. Em 20 anos que eu planto, nunca tinha visto nada parecido — contou o produtor.
Quem ganhou uma das buchas gigantes de presente foi a aposentada Olinda Rusch, que mora em Coronel Barros, cidade vizinha a Ijuí. Por enquanto, a esponja está guardada:
— Chega dar até dó de cortar para usar.