
O diretor artístico e maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Manfredo Schimidt escolheu para o concerto que homenageia os 150 anos da Imigração Italiana no RS, e que será apresentado nesta sexta-feira (23) no UCS Teatro, em Caxias do Sul, um repertório que traduz a força e a determinação do povo que aqui se estabeleceu.
Da abertura alegre e vibrante com Il Segreto di Susanna, do compositor Ermanno Wolf-Ferrari até o encerramento apoteótico com Pini di Roma, de Ottorino Respighi, a programação ilustra sentimentos de entusiasmo, dúvida, medo e afirmação, como o que sentiram os imigrantes quando chegaram ao Estado em 1875.
— Não é popular no sentido do estilo apresentado, mas são obras conhecidas pelas pessoas, então tem um lado popular de serem conhecidas, mas não é um repertório como já fizemos antes com obras de Eros Ramazzotti e Laura Pausini, por exemplo — explica Schimidt.
Para Sentimenti dell’Anima, Schimidt, que por 18 anos esteve também à frente da UCS Orquestra, organizou um repertório de canções de compositores italianos, mas também de um russo, Reinhold Glière:
— Tem um infiltrado que é russo, mas que comemora também em 2025, 150 anos de nascimento, então teremos essa duplicidade, homenageando esse grande compositor. O caxiense curte muito essa arte, sou suspeito em falar porque adoro Caxias do Sul e todos os 18 anos que participei como maestro foram maravilhosos e a cidade não poderia ficar fora de todas que estamos visitando.
Maestro da Ospa há 32 anos, Schimidt foi convidado no ano ado para o cargo de diretor artístico da principal orquestra do Estado e uma das suas sugestões, já atendidas, foi de levar os espetáculos ao interior.
— Já estivemos em Bento no ano ado e, em outubro, estaremos em Farroupilha com outro repertório. Os mesmos concertos apresentados em Porto Alegre são levados ao interior, nessa semana o primeiro ocorre em Caxias (Sentimenti dell’Anima) e a repetição no sábado (23), às 17h, na Casa da Ospa (em Porto Alegre).
Em Caxias, o concerto ocorre nesta sexta-feira (23), com início às 20h com participação da soprano Carla Domingues e do tenor Martin Muehle que interpretarão, entre outros clássicos, as composições de Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi e Pietro Mascagni.
A entrada é franca, mas há poucos ingressos disponíveis. Os convites devem ser retirados antecipadamente no Consulado Honorário Italiano de Caxias do Sul, que fica localizado no prédio da CIC.
Programe-se
- O quê: Concerto Sentimenti dell’Anima, com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com regência de Manfredo Schmiedt.
- Quando: sexta-feira (23), às 20h.
- Onde: UCS Teatro (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1.130 - bairro Petrópolis - Caxias do Sul).
- Quanto: entrada franca. Os convites devem ser retirados antecipadamente no Consulado Honorário Italiano (Rua Ítalo Victor Bersani, 1.134 - CIC-Caxias do Sul).