
São duas datas para celebrar um dos veículos mais icônicos da indústria automobilística: o Dia Mundial, em 22 de junho, e o Dia Nacional do Fusca, em 20 de janeiro. Enquanto a primeira refere-se à data do primeiro contrato de fabricação, em 1934 (leia mais abaixo), o 20 de janeiro marca o início da produção no Brasil, em 1959, pela fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (São Paulo).
Pegando “carona” nessa data, selecionamos algumas imagens do Centro de Caxias “dominado” pelo clássico“Besouro”, nas décadas de 1960 e 1970. A profusão de Fuscas em fotos antigas, aqui ou em qualquer cidade do país, é perfeitamente explicável: pertenceu ao Fusca, por 23 anos, o título de carro mais vendido do Brasil. O Volks Sedã assumiu essa posição já em 1959, quando foi nacionalizado, e permaneceu ali até 1982 – sendo superado posteriormente pelo Gol e pelo Chevette.
Já a produção foi suspensa em 1986 e retornou em 1993 – a pedido do então presidente Itamar Franco –, até ser interrompida em definitivo em 1996. ados 25 anos, porém, essa paixão não esmorece, pelo contrário, cativa e faz do Volks Sedã um objeto de desejo e culto das mais diversas gerações.
A saber: entre os usados, o Fusca é um dos mais procurados nas plataformas de venda online, com destaque para o modelo 1975.



A data mundial
A data “Dia Mundial do Fusca” foi criada em 1995 pelo brasileiro Alexander Gromow e visava comemorar o modelo eleito como o Carro do Século. Neste dia, no distante ano de 1934, era assinado o contrato entre Ferdinand Porsche e a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã, para o desenvolvimento e produção de um carro robusto, compacto e ível.
O resto é história, aliás, milhares de histórias...



A revenda Wisintainer
Impossível falar em Fuscas e não mencionar a lendária Concessionária Wisintainer, na Rua Sinimbu, em Lourdes. Foi por onde boa parte de Caxias e região ou em busca de Fuscas, Kombis, Brasílias, Variants, Karmann Ghias e outros clássicos modelos Volkswagen nos anos 1960 e 1970.
Devem ter saído de lá também vários dos modelos que aparecem nas imagens desta página, disponibilizadas pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Curiosidade: na reprodução abaixo, um anúncio da revendedora Wisintainer publicado no Pioneiro de 15 de julho de 1972, época em que a Volkswagen distribuiu 10 “Fuscões” zerinho. Nove foram sorteados, o outro seria do dono do então Fusca mais antigo do Brasil – em 1972, a Volks alcançava a marca de 1 milhão de fuscas fabricados no país.
Na sequência, outros anúncios da concessionária no início dos anos 1970.



Fuscaxias
Aficionados por Fuscas de Caxias e região costumam lotar o tradicional encontro Fuscaxias. A 18ª edição ocorreu em 12 de dezembro último, no estacionamento da UCS. A edição 2022 ainda não tem data definida.
Mais informações: [email protected] ou na página do Caxias Fusca Clube no Facebook.
Dia da Kombi
Tão festejada quanto o Fusca, a Kombi também tem o seu dia: 2 de setembro. E, logicamente, iremos destacá-la neste espaço. Fabricada pela Volkswagen do Brasil entre 1957 e 2013, a van multiuso em formato de “pão de forma” recebeu ainda um carinhoso apelido: “Velha Senhora”, dado pelos funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O Brasil foi o último país do mundo a deixar de produzi-la.