
O cantor e compositor Pedro Ortaça, 82 anos, deixou a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), no Noroeste, onde está internado. A informação foi confirmada neste sábado (17) pelo filho do músico, Gabriel Ortaça. A previsão é que ele volte para casa na próxima segunda-feira (19).
— Ele saiu na sexta-feira (16). Já está no quarto e está bem. Ele é muito forte e guerreiro. Ele continuará o tratamento com antibióticos por mais alguns dias. Se tudo der certo, segunda-feira terá alta — afirmou Gabriel.
Conhecido como o último Tronco Missioneiro, Ortaça foi internado na última segunda-feira (12) para tratar um quadro de pneumonia. Em janeiro, o artista também esteve internado na unidade para tratar um edema pulmonar, doença que ocorre quando há excesso de líquido no pulmão.
O filho Gabriel chegou a escrever uma música em agradecimento aos profissionais da instituição que cuidaram do pai.
— Noroeste e Missões, como é bom viver aqui e ser bem atendido no hospital HCI — disse.
Ortaça e a família estão residindo em Ijuí para que ele possa realizar tratamento de diálise no hospital. Ele poderá continuar o processo, realizado três vezes por semana, quando receber alta.
A identificação de Tronco Missioneiro inclui Ortaça e os compositores Noel Guarany (1941-1998), Cenair Maicá (1947-1989) e Jayme Caetano Braun (1924-1999), artistas conhecidos por forjar uma nova identidade da música regional caracterizada por críticas sociais e valorização da história do Rio Grande do Sul.