Gauchão de Futsal surgiu com a Liga Gaúcha em 2017.

A partir desta quarta-feira (28), 19 clubes de 19 cidades do interior gaúcho começam uma das disputas mais acirradas do futsal brasileiro: o Gauchão 2025, organizado pela Liga Gaúcha de Futsal (LGF).

Contudo, desde 2017, o Rio Grande do Sul convive com duas entidades diferentes gerindo o futsal profissional e de base no Estado. De um lado, a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), fundada em 1956

De outro, a Liga Gaúcha de Futsal (LGF), criada por alguns clubes no final de 2016, descontentes com a gestão que era realizada pela federação nas competições estaduais.

Entenda as diferenças

Nos primeiros dois anos, a Liga organizou a primeira divisão do adulto masculino sem que a Federação realizasse uma competição equivalente. A partir de 2019, cada uma tem suas competições totalmente independentes. A Liga adotou o nome de Gauchão de Futsal, em três divisões (A, B e C), e a Federação seguiu com sua nomenclatura adotada ainda nos anos 90, também em três divisões (Ouro, Prata e Bronze).

Desde 2024, a Federação permitiu que os clubes pudessem disputar as competições equivalentes das duas entidades. O Atlântico, de Erechim, enfrentou o desafio de um calendário ainda mais apertado. A ACBF só assumiu esta novidade em 2025. Já as equipes do Cerro Largo e do o Fundo acumularam Gauchão e Série Prata neste ano.

Galeria dos Campeões

FGFS

1º campeão, em 1957

Maior campeão, 12 títulos

Outros campeões relevantes

Últimos 10 campeões

*Em 2017 e 2018, houve um acordo com a Liga para a realização da 1ª divisão.

LGF

1º campeão, em 2017

Maior campeão, 4 títulos

Outro campeão relevante

Últimos oito campeões

Clubes da Série Ouro 2025

Clubes do Gauchão 2025

Excetuando-se ACBF e Atlântico, que jogam as duas competições, os outros 35 clubes representam 35 cidades diferentes de várias regiões do Estado.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais

RBS BRAND STUDIO