• Nome: Associação Agudense de 
  • Futsal
  • Cidade: Agudo
  • Ginásio: Lauro Reinoldo Reetz
  • Técnico: Vini Gaúcho
  • Participações: 2
  • Melhor desempenho: oitavas (2024)
  • Em 2024: eliminada nas oitavas
  • O time começou a treinar na primeira semana de março. Ficaram apenas três atletas de 2024: o goleiro Ceará, o fixo Du e o ala Netinho. Foram anunciadas 11 contratações, além da mudança na comissão técnica que conta agora com Vini Gaúcho de treinador. Em 2024, ele trabalhou na Afucs, de Seberi, e no União Castilhense, de Veranópolis.

    Em 2025, a AAGF chegou as finais da Taça Farroupilha - Região Central. Na disputa do título, enfrentou o Santa Cruz Futsal, de Santa Cruz do Sul.

    ACE FILTRADORES

    Rodrigo Auth / Divulgação Associação Cultural e Esportiva Filtradores
    Filtradores, de Bom Princípio.

    Estreante no Gauchão, o time dos Filtradores decidiu mandar seus jogos no município vizinho de Tupandi, já que o ginásio de Bom Princípio não estaria apto em tempo para a competição. 

    A base campeã da Série B permaneceu para esta temporada. Foram nove renovações de contrato, entre elas, o fixo Schoulten, o ala-pivô Dresch, e o goleiro João Pedro. O técnico Mateus Troes, o Matcho, também ficou na equipe que já anunciou seis reforços.

    ACBF

    Lucka Cyríaco / ACBF,Divulgação
    ACBF está de volta ao Gauchão em 2025.

    O maior time do futsal brasileiro, que completará 50 anos em 2026, está de volta ao Gauchão. A ACBF optou por disputar apenas a Série Ouro, da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) em 2024, mas por mais competitividade, decidiu jogar também o Gauchão, da Liga Gaúcha (LGF) em 2025.

    A temporada tem sido instável. O time foi mal na Supercopa em março, caiu na Copa do Brasil recentemente, mas está invicta na Liga Nacional de Futsal. O técnico Peri Fuentes assumiu há menos de dois meses, no lugar de André Bié, que foi demitido.

    AFUCS

    Tainara Fernandes / Afucs, Divulgação
    Afucs fez história em 2023 ao eliminar o Atlântico, em Erechim.

    Mal no Gauchão do ano ado, quando não chegou nas oitavas, a Afucs investiu em 12 contratações e em duas renovações para esta temporada. Ficaram os alas Barbosinha e Arthur Silva. O histórico capitão do time, o ala Maki, deixou Seberi depois de oito temporadas e foi para o Lokomotiv, de Palmeira das Missões.

    A Afucs espera repetir a histórica campanha de 2020 quando chegou às semifinais do Gauchão. Neste ano, a equipe caiu nas quartas de final da Taça Farroupilha Alto Uruguai e nas semifinais da Supertaça Santo Ângelo.

    AGE

    Luis Makoskii / Divulgação AGE
    AGE, de Guaporé.

    No dia 17 de fevereiro, a AGE começou a temporada 2025. O técnico Adão Vilanova chegou para substituir Edilson Leite, que treinava a equipe desde 2021. 

    Voltaram para Guaporé o goleiro Jacky, o ala Lucas Peres e o fixo Tapejara. Permaneceram, o goleiro Edu, e o pivô Gui Farinho. Outro pivô, Téves, que fez 13 gols pela AAGF em 2024, foi uma das grandes contratações.

    ASF

    Divulgação Associação Serafinense de Futsal
    ASF vai estrear no Gauchão em 2025.

    Outro estreante na competição, a Associação Serafinense de Futsal vem de um vice-campeonato na Série B e uma base mantida para 2025. O técnico Tiago Bernardi segue no cargo. Com ele ficaram Godoy, Ceará, Menor, Alcides e Vitão.

    No início da temporada, o time chegou às semifinais da Taça Farroupilha Região Norte. Acabou eliminado pelo Lagoa EC, de Lagoa Vermelha, mas deixou uma boa impressão para a torcida que é apaixonada pelo futsal.

    ATLÂNTICO

    Edson Castro / Atlântico, Divulgação
    Atlântico entra como um dos favoritos neste Gauchão.

    Principal favorito para chegar ao tricampeonato, o Atlântico manteve o técnico Paulinho Sananduva e jogadores de Seleção Brasileira como os alas Richard e William Bolt. Como reforços, chegaram o ala João Vítor, o fixo Thales e o pivô Vini Zarpellon.

    Até agora, 2025 vem sendo muito positivo para o "Galo". Foi vice-campeão da Supercopa do Brasil, ganhou a Supercopa Gramado, lidera a Liga Nacional de Futsal com 100% de aproveitamento e já está nas quartas da Copa do Brasil.

    CERRO LARGO

    Genaro Caetano / Cerro Largo Futsal / Divulgação
    Cerro Largo vai para seu segundo Gauchão.

    A temporada 2025 tem sido cheia de jogos e resultados insatisfatórios. O Cerro Largo chegou a três semifinais e caiu nas três: Supertaça Santo Ângelo, Supertaça Farroupilha e Taça Farroupilha Região Noroeste. Para o Gauchão, a esperança é chegar mais longe do que na estreia em 2024.

    O técnico Rodrigo Ferretti teve seu contrato renovado e além do Gauchão, o time vai disputar paralelamente a Série Prata - a Segunda Divisão - da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). A principal contratação para 2025 foi o pivô Cavinato, ex-Guarany de Espumoso, goleador do Gauchão em 2024.

    ENTRE-IJUÍS (AEF)

    Divulgação Associação Entre-Ijuís Futsal
    Associação Entre-Ijuís vai para seu segundo Gauchão na elite.

    Depois da estreia em 2024, com direito a disputa de oitavas de final, o Entre-Ijuís manteve o técnico Fabinho Silva e anunciou 10 contratações. Mas uma base foi mantida com as renovações do lendário goleiro Chico, de 45 anos; dos alas Maurício, Paulinho e Gabriel; e do pivô, Vini.

    O time não foi bem na Supertaça Santo Ângelo e acabou eliminado na primeira fase. Mas reagiu e chegou às finais da Taça Farroupilha Noroeste, contra Santa Rosa.

    GUARANI (FW)

    Renato Padilha / Divulgação Guarani Futsal Clube
    Daniel Rosa (com a bola) é um dos destaques do Guarani-FW.

    Ainda em novembro de 2024, o Guarani começou a montagem do elenco para 2025. O ala Daniel Rosa, que estava na Indonésia, voltou ao clube. Outra contratação de destaque foi o fixo Douglas Beiço, recentemente campeão gaúcho do ano ado com o Guarany, de Espumoso. 

    O técnico Raphael Melo permaneceu no cargo. Na Taça Farroupilha Região do Alto Uruguai, o time chegou às semifinais contra o Soberano, de Sarandi.

    GUARANY (ESP)

    Duda Fortes / Agencia RBS
    Guarany derrotou a Yeesco no fim de março, sendo campeão gaúcho de 2024.

    O atual campeão vem forte outra vez. O técnico Bipe Fernandes teve seu contrato renovado e entre as novidades chegaram o goleiro Bruno Donha, o ala Wessinho e o pivô Felipe Leite.

    Nos primeiros meses do ano, o time caiu na fase classificatória da Supertaça Farroupilha em o Fundo. Contudo, venceu o Gauchão 2024 contra a Yeesco, só agora no fim de março, em função das questões judiciais que arrastaram as finais de um ano para o outro, e chegou as finais da Taça Farroupilha Planalto, contra a Asaf, de Campos Borges.

    HORIZONTINA

    Rico Marchetti / Divulgação Horizontina Futsal
    Horizontina Futsal em 2025.

    O Horizontina quer ir mais longe no Gauchão. Tanto quanto vai nas Copas. O técnico Beto Puhl teve seu contrato renovado. Os principais reforços chegados à cidade foram o goleiro Andrey, o fixo Muskito e o pivô Matheus Gaúcho.

    Na Taça Farroupilha Região Noroeste, os resultados não apareceram. O time foi eliminado na primeira fase, numa chave de três equipes. Uruguaianense e Santa Rosa seguiram adiante.

    LAGOA EC

    Studio Jota / Divulgação Lagoa EC
    Lagoa EC venceu todos os jogos que disputou na Taça Farroupilha.

    2025 tem sido muito positivo para o Lagoa. Sediado numa das mais tradicionais regiões do futsal gaúcho, o time venceu de forma invicta a Supertaça Farroupilha, a Supertaça Santo Ângelo e a Taça Farroupilha Região Norte, derrotando o Ibira nas finais. 

    Para o Gauchão, o foco é tenta chegar pela primeira vez em uma final. O técnico Picolé segue no comando do time pela quinta temporada consecutiva. Foram anunciados seis reforços para o elenco, entre eles, os alas Samuka, ex-o Fundo, e Kike, ex-Guarany-ESP.

    LOKOMOTIV

    Divulgação AP Lokomotiv Futsal
    Lokomotiv, de Palmeira das Missões, vai para seu primeiro Gauchão.

    A temporada seria de Copas e de mais uma Série B do Gauchão. Mas em fevereiro, a Liga Gaúcha de Futsal (LGF) convidou o Lokomotiv para jogar a Série A. O time, que foi eliminado nas quartas da Segundona, pensou e decidiu aceitar o convite.

    O técnico Leco Manfio foi mantido no cargo.  E do grupo de 2024 ficaram seis atletas: o ala-fixo Café, os goleiros Gian Bassani e Darlan, o pivô Badalo, o ala Peixe e o fixo Dani Brizola. O Lokomotiv foi mal na Supertaça em o Fundo, perdendo as três partidas que disputou, mas reagiu na Taça Farroupilha Alto Uruguai, chegando à final.  

    MARAU (AMF)

    Luis Makoskii / Divulgação AMF
    AMF, de Marau.

    Treinando desde 17 de fevereiro, a equipe do Marau renovou com o técnico Giba para 2025. E nas primeiras disputas da temporada, o time da Região Norte venceu a Supercopa dos Campeões de Marau - torneio local, e a Copa Concórdia, em Santa Catarina. Mas na Taça Farroupilha não ou da fase classificatória.

    Nomes que foram bem em 2024 como o goleiro Cris Zaparoli, os alas Bebê e Rômulo, e o ala-pivô Xuxa, permaneceram no elenco. Por outro lado, o veterano fixo Valença, de 45 anos, decidiu se aposentar.

    O FUNDO

    o Fundo Futsal / Divulgação
    o Fundo Futsal em 2025.

    Único representante gaúcho no Brasileirão de Futsal, o o Fundo sempre entra no Gauchão como disputante ao título. O técnico Vandré da Costa chegou ao clube no início da temporada e promoveu uma grande renovação no elenco: 13 nomes de 2024 não permaneceram.

    Como novidades de quadra em 2025, chegaram, entre outros, o goleiro Ramon, os fixos Cardelli e São Pedro, os alas Bruno e Pedrinho, e os pivôs Marcelinho e Elisandro.

    SANTA ROSA

    Divulgação Santa Rosa Futsal
    Santa Rosa foi finalista da Taça Farroupilha Noroeste.

    O Santa Rosa vai para seu terceiro Gauchão consecutivo. A grande novidade na temporada foi buscar o técnico Keké, na Uruguaianense. A direção anunciou ainda como reforço, o pivô Pato, ex-o Fundo, e os alas Ferro e Felipe Monteiro, ex-Uruguaianense. De 2024, ficaram os principais nomes: Jezin, Erick e Douglas.

    No primeiro quadrimestre, a equipe rendeu bem e chegou às finais da Supertaça Santo Ângelo, perdendo para o Lagoa EC, e da Taça Farroupilha Noroeste, contra Entre-Ijuís.

    SERCCA

    Vinicius Gayeski / Divulgação Sercca
    Sercca trocou de técnico para o começo do Gauchão 2025.

    Há poucos dias de começar o Gauchão 2025, a diretoria do Sercca decidiu pela troca do comando técnico. Saiu Rodrigo Lunardi, o Luneta, que já estava no cargo desde 2018, e chegou Edílson Leite, que trabalhou até o fim de 2024 na AGE, de Guaporé.

    Os maus resultados na Taça Farroupilha Região Norte, foram decisivos para a troca. Do elenco do ano ado, 14 foram dispensados, entre eles Jé, Basso, Da Bonja e Pedro Marcolla. Chegaram 12 reforços, como o goleiro Marquinhos, o pivô Vitão e  o fiel Biel. Mas o time ainda não encaixou. Foi eliminado na primeira fase da Taça Farroupilha e não venceu a Copa Concórdia, em Santa Catarina.

    URUGUAIANENSE

    Uruguaianense / Divulgação
    Torcida da Uruguaianense é sempre um reforço na quadra.

    Semifinalista em 2024 e vice-campeã em 2023, a Uruguaianense apostou no técnico Márcio Garcez para a atual temporada. Para o elenco, chegaram vários reforços, entre eles o ala Japa, que voltou a Uruguaiana depois de uma temporada no interior de São Paulo.

    No primeiro trimestre, o time caiu em semifinais: tanto na Supertaça Farroupilha, para o o Fundo, quanto na Taça Farroupilha Região Noroeste, para o Santa Rosa.

    GZH faz parte do The Trust Project
    Saiba Mais

    RBS BRAND STUDIO