O time começou a treinar na primeira semana de março. Ficaram apenas três atletas de 2024: o goleiro Ceará, o fixo Du e o ala Netinho. Foram anunciadas 11 contratações, além da mudança na comissão técnica que conta agora com Vini Gaúcho de treinador. Em 2024, ele trabalhou na Afucs, de Seberi, e no União Castilhense, de Veranópolis.
Em 2025, a AAGF chegou as finais da Taça Farroupilha - Região Central. Na disputa do título, enfrentou o Santa Cruz Futsal, de Santa Cruz do Sul.
Estreante no Gauchão, o time dos Filtradores decidiu mandar seus jogos no município vizinho de Tupandi, já que o ginásio de Bom Princípio não estaria apto em tempo para a competição.
A base campeã da Série B permaneceu para esta temporada. Foram nove renovações de contrato, entre elas, o fixo Schoulten, o ala-pivô Dresch, e o goleiro João Pedro. O técnico Mateus Troes, o Matcho, também ficou na equipe que já anunciou seis reforços.
O maior time do futsal brasileiro, que completará 50 anos em 2026, está de volta ao Gauchão. A ACBF optou por disputar apenas a Série Ouro, da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) em 2024, mas por mais competitividade, decidiu jogar também o Gauchão, da Liga Gaúcha (LGF) em 2025.
A temporada tem sido instável. O time foi mal na Supercopa em março, caiu na Copa do Brasil recentemente, mas está invicta na Liga Nacional de Futsal. O técnico Peri Fuentes assumiu há menos de dois meses, no lugar de André Bié, que foi demitido.
Mal no Gauchão do ano ado, quando não chegou nas oitavas, a Afucs investiu em 12 contratações e em duas renovações para esta temporada. Ficaram os alas Barbosinha e Arthur Silva. O histórico capitão do time, o ala Maki, deixou Seberi depois de oito temporadas e foi para o Lokomotiv, de Palmeira das Missões.
A Afucs espera repetir a histórica campanha de 2020 quando chegou às semifinais do Gauchão. Neste ano, a equipe caiu nas quartas de final da Taça Farroupilha Alto Uruguai e nas semifinais da Supertaça Santo Ângelo.
No dia 17 de fevereiro, a AGE começou a temporada 2025. O técnico Adão Vilanova chegou para substituir Edilson Leite, que treinava a equipe desde 2021.
Voltaram para Guaporé o goleiro Jacky, o ala Lucas Peres e o fixo Tapejara. Permaneceram, o goleiro Edu, e o pivô Gui Farinho. Outro pivô, Téves, que fez 13 gols pela AAGF em 2024, foi uma das grandes contratações.
Outro estreante na competição, a Associação Serafinense de Futsal vem de um vice-campeonato na Série B e uma base mantida para 2025. O técnico Tiago Bernardi segue no cargo. Com ele ficaram Godoy, Ceará, Menor, Alcides e Vitão.
No início da temporada, o time chegou às semifinais da Taça Farroupilha Região Norte. Acabou eliminado pelo Lagoa EC, de Lagoa Vermelha, mas deixou uma boa impressão para a torcida que é apaixonada pelo futsal.
Principal favorito para chegar ao tricampeonato, o Atlântico manteve o técnico Paulinho Sananduva e jogadores de Seleção Brasileira como os alas Richard e William Bolt. Como reforços, chegaram o ala João Vítor, o fixo Thales e o pivô Vini Zarpellon.
Até agora, 2025 vem sendo muito positivo para o "Galo". Foi vice-campeão da Supercopa do Brasil, ganhou a Supercopa Gramado, lidera a Liga Nacional de Futsal com 100% de aproveitamento e já está nas quartas da Copa do Brasil.
A temporada 2025 tem sido cheia de jogos e resultados insatisfatórios. O Cerro Largo chegou a três semifinais e caiu nas três: Supertaça Santo Ângelo, Supertaça Farroupilha e Taça Farroupilha Região Noroeste. Para o Gauchão, a esperança é chegar mais longe do que na estreia em 2024.
O técnico Rodrigo Ferretti teve seu contrato renovado e além do Gauchão, o time vai disputar paralelamente a Série Prata - a Segunda Divisão - da Federação Gaúcha de Futsal (FGFS). A principal contratação para 2025 foi o pivô Cavinato, ex-Guarany de Espumoso, goleador do Gauchão em 2024.
Depois da estreia em 2024, com direito a disputa de oitavas de final, o Entre-Ijuís manteve o técnico Fabinho Silva e anunciou 10 contratações. Mas uma base foi mantida com as renovações do lendário goleiro Chico, de 45 anos; dos alas Maurício, Paulinho e Gabriel; e do pivô, Vini.
O time não foi bem na Supertaça Santo Ângelo e acabou eliminado na primeira fase. Mas reagiu e chegou às finais da Taça Farroupilha Noroeste, contra Santa Rosa.
Ainda em novembro de 2024, o Guarani começou a montagem do elenco para 2025. O ala Daniel Rosa, que estava na Indonésia, voltou ao clube. Outra contratação de destaque foi o fixo Douglas Beiço, recentemente campeão gaúcho do ano ado com o Guarany, de Espumoso.
O técnico Raphael Melo permaneceu no cargo. Na Taça Farroupilha Região do Alto Uruguai, o time chegou às semifinais contra o Soberano, de Sarandi.
O atual campeão vem forte outra vez. O técnico Bipe Fernandes teve seu contrato renovado e entre as novidades chegaram o goleiro Bruno Donha, o ala Wessinho e o pivô Felipe Leite.
Nos primeiros meses do ano, o time caiu na fase classificatória da Supertaça Farroupilha em o Fundo. Contudo, venceu o Gauchão 2024 contra a Yeesco, só agora no fim de março, em função das questões judiciais que arrastaram as finais de um ano para o outro, e chegou as finais da Taça Farroupilha Planalto, contra a Asaf, de Campos Borges.
O Horizontina quer ir mais longe no Gauchão. Tanto quanto vai nas Copas. O técnico Beto Puhl teve seu contrato renovado. Os principais reforços chegados à cidade foram o goleiro Andrey, o fixo Muskito e o pivô Matheus Gaúcho.
Na Taça Farroupilha Região Noroeste, os resultados não apareceram. O time foi eliminado na primeira fase, numa chave de três equipes. Uruguaianense e Santa Rosa seguiram adiante.
2025 tem sido muito positivo para o Lagoa. Sediado numa das mais tradicionais regiões do futsal gaúcho, o time venceu de forma invicta a Supertaça Farroupilha, a Supertaça Santo Ângelo e a Taça Farroupilha Região Norte, derrotando o Ibira nas finais.
Para o Gauchão, o foco é tenta chegar pela primeira vez em uma final. O técnico Picolé segue no comando do time pela quinta temporada consecutiva. Foram anunciados seis reforços para o elenco, entre eles, os alas Samuka, ex-o Fundo, e Kike, ex-Guarany-ESP.
A temporada seria de Copas e de mais uma Série B do Gauchão. Mas em fevereiro, a Liga Gaúcha de Futsal (LGF) convidou o Lokomotiv para jogar a Série A. O time, que foi eliminado nas quartas da Segundona, pensou e decidiu aceitar o convite.
O técnico Leco Manfio foi mantido no cargo. E do grupo de 2024 ficaram seis atletas: o ala-fixo Café, os goleiros Gian Bassani e Darlan, o pivô Badalo, o ala Peixe e o fixo Dani Brizola. O Lokomotiv foi mal na Supertaça em o Fundo, perdendo as três partidas que disputou, mas reagiu na Taça Farroupilha Alto Uruguai, chegando à final.
Treinando desde 17 de fevereiro, a equipe do Marau renovou com o técnico Giba para 2025. E nas primeiras disputas da temporada, o time da Região Norte venceu a Supercopa dos Campeões de Marau - torneio local, e a Copa Concórdia, em Santa Catarina. Mas na Taça Farroupilha não ou da fase classificatória.
Nomes que foram bem em 2024 como o goleiro Cris Zaparoli, os alas Bebê e Rômulo, e o ala-pivô Xuxa, permaneceram no elenco. Por outro lado, o veterano fixo Valença, de 45 anos, decidiu se aposentar.
Único representante gaúcho no Brasileirão de Futsal, o o Fundo sempre entra no Gauchão como disputante ao título. O técnico Vandré da Costa chegou ao clube no início da temporada e promoveu uma grande renovação no elenco: 13 nomes de 2024 não permaneceram.
Como novidades de quadra em 2025, chegaram, entre outros, o goleiro Ramon, os fixos Cardelli e São Pedro, os alas Bruno e Pedrinho, e os pivôs Marcelinho e Elisandro.
O Santa Rosa vai para seu terceiro Gauchão consecutivo. A grande novidade na temporada foi buscar o técnico Keké, na Uruguaianense. A direção anunciou ainda como reforço, o pivô Pato, ex-o Fundo, e os alas Ferro e Felipe Monteiro, ex-Uruguaianense. De 2024, ficaram os principais nomes: Jezin, Erick e Douglas.
No primeiro quadrimestre, a equipe rendeu bem e chegou às finais da Supertaça Santo Ângelo, perdendo para o Lagoa EC, e da Taça Farroupilha Noroeste, contra Entre-Ijuís.
Há poucos dias de começar o Gauchão 2025, a diretoria do Sercca decidiu pela troca do comando técnico. Saiu Rodrigo Lunardi, o Luneta, que já estava no cargo desde 2018, e chegou Edílson Leite, que trabalhou até o fim de 2024 na AGE, de Guaporé.
Os maus resultados na Taça Farroupilha Região Norte, foram decisivos para a troca. Do elenco do ano ado, 14 foram dispensados, entre eles Jé, Basso, Da Bonja e Pedro Marcolla. Chegaram 12 reforços, como o goleiro Marquinhos, o pivô Vitão e o fiel Biel. Mas o time ainda não encaixou. Foi eliminado na primeira fase da Taça Farroupilha e não venceu a Copa Concórdia, em Santa Catarina.
Semifinalista em 2024 e vice-campeã em 2023, a Uruguaianense apostou no técnico Márcio Garcez para a atual temporada. Para o elenco, chegaram vários reforços, entre eles o ala Japa, que voltou a Uruguaiana depois de uma temporada no interior de São Paulo.
No primeiro trimestre, o time caiu em semifinais: tanto na Supertaça Farroupilha, para o o Fundo, quanto na Taça Farroupilha Região Noroeste, para o Santa Rosa.